25 de jan de 2009

Séculos Indígenas no Brasil:Catálogo Descritivo de Imagens


Frank Azevedo Coe e André Raimundo Ferreira Ramos (Orgs.)
ISBN 978-85-7430-822-7 EDIPUCRS - 2008


"Séculos Indígenas no Brasil: Catálogo Descritivo de Imagens" é uma obra de cultura nacional para a compreensão da majestosa árvore da formação étnica brasileira, cuja seiva a revigora na tradição milenar dos povos indígenas, palpitando em suas raízes.

O livro mostra a imagem e a voz do índio brasileiro, a manifestação de seus pensadores através de conteúdo multidisciplinar profundo e didático. Tendo presente a necessidade de conteúdo atual para o ensino da cultura indígena, bem como sua inclusão no currículo oficial da rede de ensino, conforme Lei Federal nº 11.645/08, o presente trabalho é endereçado: para as aldeias indígenas (líderes, professores e estudantes)."Segundo o Educacenso de 2007, o Brasil possui mais de 178 mil estudantes indígenas matriculados em 2.517 escolas indígenas em 24 estados da Federação".

Conforme informação do Ministério da Educação (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11847); às secretarias de educação estadual e municipal e organizações de ensino privado (Ensino Médio e Fundamental). aos índios universitários (estimativa - mais de 5 mil); para estudantes, pesquisadores e professores das universidades; aos mais diversos grupos de interesse pela causa indígena.

O livro em versão on-line, com design inédito, chega em boa hora ao efervescente interesse pelo saber dos povos indígenas do Brasil. Em versão on-line é possível contemplar toda a obra, bem como a utilização de seu conteúdo:

a) gratuitamente - sem fins comerciais;

b) em sala de aula e em outros ambientes com recursos de aparelhos multimídia, etc.;

c) para pesquisas e citações - de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

d) pode ser lincado em outros sites com a garantia das devidas referências de catalogação e endereço eletrônico.

Apresentação
I - Brumas, imagens e histórias
II - O verde e o verbo – homem e ambiente na fala dos seus amantes
III - “...Surpreenderá a todos não por ser exótico, mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto quando terá sido o óbvio”
IV - Urbis, Peri, peri-urbano
V - Outras ocas, múltiplas palavras
VI - Indexação do acervo de imagens
VII - Referências bibliográficas e créditos complementares
VIII - Agradecimentos

VERSÃO “ON-LINE”

Nenhum comentário: